Ovelhas Incandescentes

Ovelhas Incandescentes

Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Auto ou não, ajuda sempre ajuda!


Tudo nessa vida é um ensinamento. Assim acredito.
Eu não sou vinculada a nenhuma religião, embora já tenha conhecido e passado por algumas.
De livre e espontânea vontade eu decidi não me vincular a nenhuma. Não há um motivo específico, apenas senti que o meu mundo era maior e precisava ter uma visão maior do todo.

Sou batizada na igreja católica, com muito amor no meu coração e muito respeito, mas não posso me dizer praticante. Tem coisas que não concordo (como há em muitas crenças), mas também há coisas que eu sei que foram impostas pelo ser humano, usando o nome de Deus, seja lá qual for o(a) Deus(a). Não sei se por uma má-interpretação dos fatos ou por maldade mesmo... ou os dois.

O fato é que respeito todas as crenças, tenho o meu pé em cada uma delas.
Gosto de ler sobre crenças e religiões, todas elas. E acho importante esse tipo de informação, no mínimo, para não falar merda besteira sobre religiões e crenças alheias.

Ah, já ia esquecendo... adoro livros de autoajuda! Eles já me ajudaram bastante e continuam me ajudando. Tem gente que acha que é perda de tempo e tem gente que acha que isso é para os fracos, pois pessoas maduras, seguras, etc, não precisam disso.
Na verdade, eles são para quem está aberto a eles, pessoas maduras ou não, seguras ou não, etc ou não. Para quem está aberto a eles sem julgamentos precipitados, pois muita gente que critica é porque tem medo de que um livro intitulado 'autoajuda' possa manchar sua reputação de pessoa madura, segura, bem-sucedida e que não precisa de nenhuma ajuda.

Autoajuda não significa que você é uma pessoa que precise de ajuda, embora não haja nenhum problema em precisar de ajuda.
Ajuda é algo que pode ajudar ou melhorar. Uma autoajuda é algo que vai ajudar ou melhorar a si mesmo.
Você não precisa estar na merda para querer ou precisar de ajuda, muito menos para querer melhorar alguma coisa ou alguém (você mesmo, por exemplo).
Autoajuda é ir além do que se é, do que se tem, de como está. E não há problema algum em querer evoluir e melhorar sempre.

Não gostar do assunto 'autoajuda' é um direito que se tem e uma preferência que se tem ou não, mas é bom saber que julgar sem conhecer já é começar errado.
Se você está ótimo(a) e não precisa/quer ajuda, não precisa/quer melhorar nada, ótimo! Só não encha o saco atrapalhe quem busca melhorar e evoluir. Pode não ser o seu caso, mas tem muita gente que só para de evoluir quando morre. Tem muita gente que está sempre em busca do melhor para si e para os outros. Como eu disse, pode não ser o seu caso, mas se não for para ajudar, pelo menos, não atrapalhe quem ajuda, quem melhora e quem busca sempre o melhor para si e para os outros!

5 comentários:

  1. Lindo texto Regi.
    Eu tinha bastante preconceito com livros de autoajuda. Não sei ao certo o motivo, mas simplesmente não gostava.
    Eu estava com alguns problemas e minha mãe comprou o livro Vendedor de Sonhos e me apaixonei. Agora eu adoro ler livros de autoajuda, como você disse sempre podemos aprender e evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rafa. Acho q tudo q pode somar é bem-vindo. Bjs

      Excluir
  2. Adorei o texto.
    Nunca tive preconceito com esse tipo de leitura, até gosto, mesmo não lendo sempre.
    Acredito que quem mais critica é quem mais precisa de ajuda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Li.. pense e repensei.. e acho que nem tenho o que falar,
    Acho eu que todo mundo tem que ler o que gosta
    e de forma alguma ter um pré conceito com o que o outro está lendo
    sem ao menos saber de fato do que se trata...
    E mesmo que o saiba... que se dê ao menos a chance
    de conhecer a história pra depois ter uma opinião,
    Aí sim, formada.. terá assim CONCEITO..

    Enfim.. ajuda ou não ajuda !? acho que cada um sabe
    o que o toca, oq meche e se te ajudaram.. ótimo,
    espero que ajudem também outras tantas pessoas
    e que elas sejam tão boas qto vc ;)

    NEEEM SEI OQ ESCREVI ... meus dedinhos escolheram as teclas sozinhos. rs

    ResponderExcluir
  4. Regiane!
    Penso assim também... me considero uma estudiosa eclética das 'religiões', acredito que tudo que é para o bem e traz energias positivas, valem a pena!
    Muitas pessoas criticam os livros de auto ajuda, acham serem superiores... entretanto, os livros de auto ajuda são os mais vendidos pelo mundo todo!!! E aí?

    Agradeço sua doce visita ao blog e venho retribuir com meu carinho! Obrigada, volte sempre!

    " Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar."(Rubem Alves) Vamos nos divertir!!!

    Passando para desejar um semana repleta de alegria, felicidade e muito amor, e, um mes iluminado pelo sol do verão que vai chegar!!!

    Blogueiras Unidas 1275!

    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir